Procurar  
  • principal
  • > notícias
  • como chegar à Fundação >>

    eventos: programação da Fundação >>

    receba o informe quinzenal por e-mail >>

    serviços oferecidos pela Fundação >>

    Chamada de Trabalhos – III Seminário Nacional de Turismo e Cultura

    Clique na foto para ampliar

    Entre os dias 10 de abril a 3 de junho estarão abertas as inscrições de trabalhos para o III Seminário Nacional de Turismo e Cultura que acontecerá nos dias 1 e 2 de agosto de 2019 na Fundação Casa de Rui Barbosa. O objetivo é a apresentação e discussão de estudos que promovam a reflexão e o debate entre estudantes, pesquisadores, professores e demais profissionais que atuem ou tenham interesse na área.

    ::Serão aceitos trabalhos que tenham como foco a área de turismo, cultura e suas possíveis interlocuções. Poderão submeter trabalhos estudantes de graduação e pós-graduação, bem como profissionais, professores e gestores ligados à área.
     
    As inscrições para ouvintes serão gratuitas e estarão abertas a partir de junho de 2019.

    Regras para a submissão de trabalhos 
     
    - O trabalho completo deverá ser enviado, em word, exclusivamente para o e-mail contato.sntc@gmail.com constando no assunto “submissão de trabalho – III SNTC”. No corpo do e-mail devem constar o(s) nome(s) do(s) autor(es), bem como suas titulações e/ou vínculos institucionais; 
     
    - O trabalho completo deverá ter entre 10 e 15 laudas, incluindo bibliografia, em fonte Times New Romam, tamanho 12, espaçamento 1,5; folha A4 (21 cm x 29,7 cm); margem superior e esquerda, 3 cm; margem inferior e direita, 2 cm.; e, estar no formato .doc ou .docx.
     
    - O arquivo não deverá conter o nome do autor, pois a avaliação será realizada por meio do sistema double blind review (os avaliadores não têm acesso à identificação dos autores do trabalho que estão avaliando). Na primeira página do texto, devem constar os seguintes itens: título do artigo centralizado, em caixa-alta e em negrito; resumo de 5 (cinco) a 10 (dez) linhas, com espaçamento simples; e 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave. Figuras, gráficos e tabelas devem vir ao longo do texto, de acordo com as normas ABNT. Solicita-se abstract e keywords: resumos e palavras-chave traduzidos para o inglês. Serão aceitos artigos somente em português. Disponibilizamos no site do evento um documento modelo para auxiliar os autores.
     
    - O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Cada pesquisador poderá submeter, no máximo, 2 (dois) trabalhos, desde que em GTs diferentes. Os trabalhos poderão ter, no máximo, 3 (três) autores. 
     
    - A comissão científica considerará as submissões realizadas dentro do prazo estabelecido e só serão aceitos os trabalhos que cumprirem as recomendações descritas acima. Os trabalhos que não forem apresentados durante o seminário serão desconsiderados e não estarão nos anais do evento. Os trabalhos que não atenderem às regras serão desclassificados. 
     
    - A comissão científica poderá realocar os trabalhos aprovados em outro GT, caso julgue pertinente.
     
    - A comissão científica se reserva o direito de julgar os casos omissos.
     
    Grupos de trabalho
     
    GT A – Patrimônio Cultural e Turismo
    O GT A propõe-se a estimular o debate e a reflexão sobre formas colaborativas e criativas de como o patrimônio cultural, seja ele material ou imaterial, e sua interface com o turismo podem se configurar como recursos de transformação e desenvolvimento socioeconômico de destinos turísticos mantendo a preservação do patrimônio, das tradições, das artes, da cultura e da identidade local. Encorajamos não somente trabalhos que reflitam sobre o “estado da arte”, mas também aqueles que apresentem casos práticos e reais de integração entre patrimônio, cultura e turismo.

    GT B - Mobilidades, Comunicação e Turismo
    A partir do entendimento que o Turismo é parte de um complexo arranjo de movimentos físicos e virtuais de pessoas, de objetos, de capital e de ideias, o GT B se dedica a receber os trabalhos que, de alguma forma, se ancoram no Paradigma das Novas Mobilidades. Dar-se-á igual espaço aos trabalhos que tratem das múltiplas manifestações do fenômeno de comunicação, contemplando suas tendências contemporâneas, como as redes sociais e as ferramentas digitais.
     
    GT C - Gestão e Planejamento do Turismo
    Novos modelos alternativos e inovadores de gestão e planejamento vêm sendo desenvolvidos e implementados em diferentes setores. Nesse sentido, a proposta do GT C é de promover reflexão acerca de iniciativas criativas, colaborativas e experienciais de gestão e planejamento do turismo que estão sendo utilizadas na área e como essas podem se apresentar como novas possibilidades que auxiliem no desenvolvimento econômico e social em momentos de mudanças, crises e recessões.
     
    GT D - Lazer, Hospitalidade e Turismo
    O GT D pretende receber trabalhos relacionados a dois temas muito relevantes para o campo do Turismo: Lazer e Hospitalidade. Pretende-se receber trabalhos que: 1) explorem conceitual e empiricamente, as diversas tensões inerentes ao fenômeno moderno do Lazer, tal como sua relevância para a sociedade ocidental contemporânea; e 2) abordem a hospitalidade no seu sentido lato, encarando-a não somente em seus aspectos comerciais, mas, principalmente, os seus significados para o campo do turismo.
     
    Imprimir
    Voltar ao alto


    Veja também
    > junho
    > Memória & Informação
    > 80 anos da Casa de Rui Barbosa como Patrimônio Cultural Brasileiro
    > História e culturas urbanas
    > Colóquio “Narrativas do eu na literatura e na comunicação: gênero, afetos e produção de sentidos”
    > I Seminário – Moda: uma abordagem Museológica
    > Memória & Informação
    > Migrações Internacionais
    > Pensar a imprensa
    > Jardim em Foco: Visitas mediadas ao jardim histórico do Museu Casa de Rui Barbosa
    > 2º Seminário de Gestão de Documentos
    > Cultura Brasileira Hoje: Diálogos
    > Mutações: a outra margem da política
    > Um domingo na Casa de Rui Barbosa
    > I Encontro de Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro
    > O prazer da descoberta
    > Seminário Intermediário do Grupo de Trabalho de Pensamento Social no Brasil
    > Aberta a chamada para submissão de artigos 3° número do periódico eletrônico "Memória e Informação"
    > Perspectivas em conservação preventiva
    > V Colóquio Internacional – A Casa Senhorial: anatomia dos interiores
  • informe
  • |
  • perguntas frequentes
  • |
  • termos de uso
  • |
  • mapa do site
  • |
  • sobre o site
  • |
  • contato
  • |